O nutracêuticos e alimentos funcionais

O termo “nutracêuticos” foi cunhado de “nutrição” e “farmacêutica”, em 1989, por Stephen DeFelice, fundador e presidente da Fundação para a Inovação em Medicina (FIM). DeFelice definido nutracêuticos como: “um alimento (ou parte de um alimento que fornece médicas ou de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de uma doença”.
Quais são as diferenças entre os alimentos e suplementos nutracêuticos?

Os nutracêuticos diferentes de suplementos alimentares nos seguintes aspectos:
os nutracêuticos não deve apenas complementar a dieta, mas deve também ajudar na prevenção e /ou tratamento de doenças e/ou distúrbios,
os nutracêuticos são utilizados como alimento convencional ou como itens individuais de uma refeição ou dieta. Os componentes da dieta desempenhar um papel benéfico além da nutrição básica, levando para o desenvolvimento do conceito de alimentos funcionais e nutracêuticos. Um alimento funcional para um consumidor pode agir como um nutracêutico, por outro consumidor.
Exemplos de nutracêuticos incluem produtos lácteos e frutas cítricas. A vitamina E, selênio, vitamina D, chá verde, soja, e o licopeno são exemplos de nutracêuticos amplamente estudado.
A importância da saúde intestinal
A contínua mudança de hábitos e as tendências alimentares têm um forte impacto na saúde, no ambiente e na sociedade, tanto que um dos principais autores de muitas das doenças típicas da idade, como câncer, obesidade, osteoporose, diabetes, alergias, e assim por diante.
No nascimento, o nosso trato gastrointestinal é estéril, em seguida, desenvolver a microflora intestinal, que tem uma colonização taxa que varia de acordo com vários fatores, tais como a nutrição infantil, o uso de antibióticos, a dieta e a idade.
A saúde Intestinal determina a saúde geral de cada indivíduo, porque o intestino humano e serve para:
transformar os alimentos em nutrientes,
facilitar a absorção de nutrientes no sangue,
impedir a entrada de moléculas estrangeiras e tóxicos no sangue.
Um desequilíbrio da microflora intestinal, pode determinar as condições, tais como a síndrome do intestino irritável, doença celíaca, e muitos outros.
As várias populações têm hábitos diferentes de alimentos e exigências nutricionais que variam de país para país. A maior absorção de energia, uma alimentação desequilibrada, ou de processamento excessivo de alimentos fast food, por exemplo, podem representar uma fonte de problemas de saúde, o que a UE, como os EUA e outros Países desenvolvidos, a necessidade de se resolver, mas a crise econômica, ou o aumento dos preços, torná-lo difícil para tal tarefa.
A partir do que emerge das Orientações Dietéticas emitido pela European Food e Autoridade em matéria de Segurança, na grande maioria dos estados-membros da Ue, os problemas mais frequentes relacionados com a nutrição são doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes tipo2, osteoporose, cáries dentárias, e descobriu que 93% dos Países da UE, a média de ingestão de gordura é mais de 30% em comparação com o nível de energia. No geral, as mulheres têm menos gordura e mais hidratos de carbono, provavelmente porque eles consomem mais frutas e legumes.
Recentemente, os fabricantes de alimentos a elaboração de uma lista de alimentos funcionais, definidos como alimentos que ter benefícios significativos para a saúde, incluindo o tratamento de longo prazo de doenças.

Porque a nutrição adequada é essencial
Hábitos alimentares são desenvolvidos durante a infância, na verdade, como é sabido, durante o período intra-uterino e o primeiro ano de vida é sensível aos valores nutricionais e a Organização Mundial da Saúde insiste em promover a importância da amamentação até um máximo de 2 anos, porque reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
Depois de 2 anos de idade, as crianças devem comer como os adultos com uma dieta baixa em açúcares, sais e gorduras e rica em carboidratos, frutas e legumes. O desenvolvimento de hábitos alimentares é um processo complexo, que pode ser influenciada por fatores, tais como familiares, hábitos, estilo de vida, estresse, e assim por diante.
Os estudos dos últimos 50 anos têm mostrado como dietas ricas em frutas e vegetais pode prevenir e reduzir o risco de doenças crónicas, como o cancro ou as doenças cardiovasculares, são consideradas entre as principais causas de morte na Europa, Estados Unidos e nos Países industrializados. Ainda, estima-se que uma alimentação adequada hábito pode reduzir de um terço das mortes por câncer nesses Países.
Como é evidente a partir dos resultados de 206 estudos epidemiológicos humanos e 22 de estudos em animais, uma dieta adequada, contendo a abundância de frutas e vegetais, pode ajudar a prevenir o câncer de estômago, esôfago, pulmão, faringe, cavidade oral, pâncreas, cólon e endométrio.
Quais as doenças que você pode evitar com um estilo de vida saudável?
Em 1996, a Americana de Dietética Associação produziu um documento que atesta os efeitos positivos de frutas e o consumo de vegetais no combate a certos tipos de doenças.
As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte e de 60% das mortes, em conjunto com tumores, em Países economicamente desenvolvidos.
Entre os principais fatores de risco associados à doença cardiovascular, existem:
a obesidade,
alto nível de colesterol no sangue,
pressão arterial elevada,
diabetes tipo2,
dietas pobres,
o fumo e o álcool.
O controle da pressão ateriosa é fundamental para a prevenção de acidente vascular cerebral, doença cardíaca e doença renal. A pressão arterial é influenciada por muitos fatores, tais como:
aterosclerose,
a desequilíbrios no sistema renina-angiotensina,
o ipeinsulinemia,
a retenção de sódio.
Neste sentido, um plano nutricional geral para minimizar os riscos devido à hipertensão, que inclui a realização e manutenção de um peso corporal saudável, com uma dieta rica em cálcio, fósforo e magnésio, e com um consumo moderado de sódio e álcool.
A obesidade é uma condição médica caracterizada por acúmulo de excesso de gordura corporal, associada a uma redução da expectativa de vida e/ou aumento de problemas de saúde, definitivamente ele não é apenas um problema estético. Nos últimos 20 anos, o excesso de peso e obesidade, especialmente entre as crianças, têm aumentado em muitas áreas do mundo.
Os dados da International Obesity Task Force, na verdade, indicam que, em todo o mundo, mais de 20 milhões de crianças com menos de 6 anos são obesos ou com sobrepeso.
A obesidade é um problema multifacetado, o desenvolvimento do que é devido a múltiplas interações entre os genes e o meio ambiente e é vital, portanto, fazer escolhas alimentares adequadas e seguir um estilo de vida saudável.
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Alimentos funcionais
Os alimentos funcionais são, na aparência, semelhante à de alimentos convezionali, mas tem muitos benefícios fisiológicos e podem reduzir o risco de contrair doenças crônicas.
Eles fornecem a quantidade necessária de vitaminas, gorduras, proteínas, hidratos de carbono necessários para a saudável sobrevivência.
Probióticos
Dentro do intestino humano, há uma grande variedade de espécies bacterianas que podem produzir efeitos sobre a nutrição. Os probióticos são micro-organismos que beneficiam o corpo), e patogenicidade é de baixa ou quase nada, são ingredientes seletivamente fermentado, ou fibras que permitem alterações específicas, tanto na composição, tanto na atividade da microflora do trato gastrointestinal, conferindo benefícios sobre o bem-estar e a saúde do hospedeiro.
Muitos dos probióticos, micro-organismos (e.g. Lactobacillus rhamnosus GG, Lactobacillus reuteri, as bifidobactérias e certas cepas de Lactobacillus casei, Lactobacillus acidophilus-grupo, Escherichia coli cepa Nissle 1917, alguns enterococos, especialmente Enterococcus faecium SF68 e a levedura Saccharomyces probiótico boulardii) são utilizados em alimentos probióticos ou para uso medicinal. Os efeitos benéficos dos probióticos têm sido demonstrados em muitos alimentos, tanto como preparações e único misto de cultura microbiana.
Um relatório do International Life Sciences Institute (ILSI), classificou os diferentes probióticos em 4 diferentes áreas de aplicação:
o metabolismo humano,
inflamação intestinal crônica e distúrbios funcionais,
infecções,
alergia.
Este relatório fornece exemplos concretos que demonstram os benefícios e indica as diretrizes e recomendações a serem seguidas a fim de projetar a próxima geração de estudos sobre probióticos.
As vantagens podem ser obtidas se a cepa probiótica é correto, ou se o produto está devidamente selecionados e os resultados obtidos até o momento sugerem que os probióticos têm efeitos positivos no alívio dos sintomas associados com:
alergias,
câncer,
infecções do trato respiratório e do trato urinário,
envelhecimento,
o autismo,
a obesidade,
a diabetes do tipo 2.
Outros efeitos para a saúde são indiretos, tais como a prevenção de diarreia ou obstipação, modulação do metabolismo da flora intestinal, prevenção de câncer, os efeitos sobre o metabolismo lipídico, a estimulação da absorção de minerais e imunomoduladores.
Na crônica ou efeitos imunológicos dos probióticos também dependem das interações entre as respectivas micro-organismos e o intestinal e o sistema imunológico, e a duração do tratamento. Para avaliar a eficácia dos probióticos pode ser essencial para identificar grupos específicos de indivíduos com mais específicos predisposição para compensar os potenciais efeitos dos probióticos.
O consumo regular de probióticos ou prebióticos tem implicações para a saúde, que incluem:
aumento da função imune,
melhor integridade do cólon,
a redução da incidência e da duração das infecções intestinais,
reacções alérgicas ajustado,
melhor digestão e eliminação.
Os probióticos são cada vez mais usados como alternativas aos antibióticos ou anti-inflamatórios, embora o seu modo de ação é mal compreendida. Na verdade, eles podem agir através da modulação do sistema imunológico do hospedeiro, o que afeta diretamente a outros organismos ou agir sobre produtos microbianos.
A eficácia de um probiótico depende de suas propriedades metabólicas, o conjunto de moléculas apresentadas em sua superfície, e os componentes que segrega.
Suplementos alimentares
Pode haver várias definições de um suplemento dietético, tais como:
um produto destinado a complementar uma dieta, ou contém um ou mais dos seguintes ingredientes alimentares: uma vitamina, mineral, erva ou outras botânico, um aminoácido, uma substância de alimento,
um produto que é forma ingerida poderá na forma de comprimidos, cápsulas, comprimidos ou em forma líquida,
um produto não representados para uso como alimento convencional ou como um único item de uma refeição ou dieta,
um “suplemento alimentar”,
um produto como uma droga recentemente aprovada como um suplemento dietético.
Muitos países europeus adotaram os padrões estabelecidos pela comissão do Codex Alimentarius, destinadas a eliminar a capacidade do consumidor para a compra de suplementos alimentares em doses terapêuticas, ou para a prevenção de significativo.
Em conclusão, portanto, podemos reconhecer a importância de um estilo de vida saudável começa com uma dieta saudável e alimentos ricos em benefícios, tentando limitar os alimentos gordurosos, sal, álcool e todas as substâncias que podem afetar adversamente o nosso corpo.
Um estilo de vida mais saudável nos permite viver melhor, diminuindo o risco de contrair doenças.

O nutracêuticos e alimentos funcionais