Dormir mais te faz comer menos doces no dia seguinte

Os participantes em um experimento reduziram sua ingestão diária de açúcar em dez gramas por dormir sete horas por noite

Dormir menos horas do que o necessário nos faz sentir cansados. Mas, agora, uma nova pesquisa realizada pelo Kings College de Londres, revela que cerca de hábitos de sono saudáveis podem ajudar-nos também a perder peso e a reduzir o apetite por doces no dia seguinte.
Os autores do estudo realizaram um experimento com vinte voluntários que dormiam em média seis ou menos horas por dia. Todos eles seguiram um curso para adquirir novos hábitos de sono, em que se lhes ensinaram truques, como não consumir cafeína a partir do meio da tarde, ou não ir para a cama demasiado cheio, mas não com fome. O resultado foi que, a partir de então, os participantes da prova começaram a dormir a cada dia um mínimo de sete horas.
Mas o resultado mais surpreendente foi o que se observou que todos eles começaram a ingestão diária de dez gramas, menos açúcar e menos carboidratos. Pelo contrário, os voluntários de outro grupo que não fez o curso, nem aumentaram suas horas de sono noturno, nem reduziram a ingestão diária de aliemntos doces. Mas, por que isso é assim?
Os pesquisadores ainda não têm claro, mas suspeitam que pode ser que a falta de sono faz com que o nosso cérebro tem “fome de doce”, para assim ativar os mecanismos de recompensa que compesen o stress provocado por não dormir. Mas também não se descarta que a alteração dos ritmos circadianos provocada pela insônia, afeta os mecanismos do nosso organismo para regular o apetite.