Combater o ganho de peso na menopausa: os exercícios e a dieta perfeita

A forma mais responsável de comum o ganho de peso é o estrogênio: a menopausa a mulher está sujeita a alterações significativas no seu equilíbrio hormonal, a gravação de uma redução do nível de estrogênio.
A menor concentração de estrogênio induz a mulher a comer mais e realizar menos atividade física, além de resultar em uma diminuição da taxa metabólica, tornando mais difícil a absorção de gorduras e açúcares, resultando em ganho de peso e de armazenamento de gordura, especialmente na região abdominal.
É possível resolver esse problema? Vamos olhar juntos!
Que exercícios físicos para executar na menopausa para não tirar o peso?

Além de estrogênio, outro responsável pelo ganho de peso na menopausa é a falta de exercício físico, muitas vezes relacionadas com o avanço da idade: de 60% dos adultos não são suficientemente ativo fisicamente, isso implica a perda de massa muscular, redução do metabolismo e, portanto, fácil suposição de peso.
Ele também foi demonstrada uma óbvia perda de peso em indivíduos que habitualmente realizar atividade física por pelo menos 10 minutos por dia.
Aqui são 3 exercícios para perder peso na menopausa:
Programa de exercícios de resistência de peso: atividades como yoga, máquinas, peso, halteres, a fase do exercício, realizadas pelo menos 2 ou 3 vezes por semana, ajuda a construir a massa muscular, óssea e melhorar o metabolismo.
Ginástica aeróbica de baixo impacto: caminhar, nadar, andar de bicicleta, jogar tênis, dançar são todas as atividades que ajudam a queimar o excesso de gordura. Exercício moderadamente, para uma destas atividades pode ajudar a manter o seu peso de forma.
Atividade Extra: lavagem de carros, fazer jardinagem, brincar com as crianças são, definitivamente, as atividades que ajudam a manter o seu metabolismo e evitar o acúmulo de gordura.
Exercício na menopausa, além de controlar o peso, tem efeitos positivos para a saúde em geral:
Reduz o risco de osteoporose
Reduz o risco de doença cardiovascular
Melhora a resistência à insulina
Faz com que as articulações e os músculos a força
Livre de estados negativos da mente (ansiedade e depressão típica do pós-menopausa)
O dieta na menopausa: algumas dicas úteis
A fonte de alimentação desempenha um papel fundamental na ingestão de peso na menopausa.
A primeira regra é comer saudável e comer uma variedade de alimentos que irão fornecer ao organismo todos os nutrientes de que necessita, especialmente em um período de grande mudança hormonal, como pode ser a menopausa.
Aqui estão algumas dicas úteis para alimentação na menopausa:
Tomar cálcio: consumir alimentos ricos em cálcio, incluindo peixes, legumes, verduras e produtos lácteos ajuda a fortalecer os ossos, preservando a manifestação de problemas de osteoporose, o que é típico do envelhecimento.
Levar ferro: coma pelo menos três porções diárias de alimentos ricos em ferro. A abundância de espaço para a carne vermelha, polla, peixe, ovos, frutos secos, legumes. A necessidade diária de ferro para mulheres mais velhas é de 8 miligramas por dia.
Levar fibra: produtos com alto teor de fibra são pão integral, cereais, massas, arroz, fruta e legumes frescos. A necessidade diária de fibra recomendada para uma mulher adulta é de 21 gramas.
Beba muita água: os fluidos de ajudar a expelir o excesso de gorduras. A regra geral é a de beber, pelo menos, de 1,50 litros de água por dia.
Reduzir as porções de comida e comer pequenas refeições várias vezes durante o dia ajuda a proporcionar uma sensação de saciedade. Alternar entre as refeições principais para lanches é um bom hábito.
Reduzir gorduras: as gorduras saturadas aumentam o risco de doença cardíaca.
Reduzir a utilização de sal, responsável por aumento da pressão arterial.
Limite de álcool.
Ganho de peso na menopausa não é apenas um problema estético, mas esconde outros riscos significativos para a saúde da mulher, tais como pressão arterial alta, doença cardíaca, diabetes e vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama).
O início da menopausa, é recomendável contar com uma nutricionista para definir uma dieta saudável e equilibrada em relação ao seu estilo de vida, bem como um plano de atividade física para facilitar a manutenção do peso e evitar a futura ocorrência de danos irreversíveis à saúde.
Dieta e exercício crianças: o perfeito aliados para lidar melhor com a menopausa!

Combater o ganho de peso na menopausa: os exercícios e a dieta perfeita